Como montar uma loja virtual do zero – Tudo que precisa saber

Como montar uma loja virtual do zero – Tudo que precisa saber

Como montar uma loja virtual do zero – Tudo que precisa saber 800 600 Blog do TriCommerce Plataforma de Ecommerce

Sua personalidade desempenha um papel importante em suas chances de sucesso se quiser abrir sua própria loja virtual do zero. Quanta experiência tem na área de negócios online? O que sabe sobre os requisitos técnicos e legais para a criação de uma loja virtual?

De qualquer forma, como criador de uma loja online, deve estar preparado para se familiarizar com novos tópicos, sempre aprender coisas novas e, se necessário, procurar aconselhamento profissional de agências sobre web design e marketing.

Em geral, os soft skills também são de enorme valor para futuros empreendedores, como aprender sobre produtividade e como começar um negócio com pouco dinheiro.

Registre um domínio, registre uma empresa, crie um site chique com apenas alguns cliques, finalmente, embale algumas caixas e espere a sorte chegar. Parece bom demais para ser verdade? Felizmente é, seguindo essas dicas:

como montar uma loja profissional

O conceito para a sua loja virtual do zero

Um conceito viável é um dos pré-requisitos mais importantes para abrir uma loja virtual do zero. Você precisa saber se sua ideia de negócio é promissora.

O ponto de partida é a análise da concorrência, na qual você pode usar as seguintes perguntas como guia:

  • Que concorrentes já existem?
  • Que qualidade entregam e que preços cobram?
  • O que posso fazer melhor de forma realista?
  • Quão bem/há quanto tempo a concorrência está estabelecida no mercado?
  • Qual é a minha proposta de venda exclusiva?

Seu objetivo deve ser trazer um produto novo e único para o cliente ou preencher um nicho específico? Se não puder atender a ambos ao abrir uma loja online, terá que competir em preço e suas vendas sofreram como resultado.

A análise competitiva é uma parte indispensável do seu plano de negócios. Igualmente importantes são o planejamento financeiro e as decisões logísticas, tais como:

  • Onde os itens serão armazenados?
  • Quem cuida da embalagem e do transporte?

Gestão correta de mercadorias – loja virtual do zero

O que muitas vezes não é considerado por muitos desde o início é a escolha certa da gestão de mercadorias. Embora geralmente haja apenas algumas vendas e transações no início, a contabilidade, o gerenciamento de mercadorias e outros aspectos são de extrema necessidade.

Mas com o aumento das vendas, o esforço nos bastidores da loja também aumenta. Muitas lojas virtuais falham devido a falta de armazenamento correto e contabilidade inadequada.

É por isso que deve trabalhar com um bom software para gerenciamento de mercadorias desde o início. Uma interface funcional para sua loja online é particularmente indispensável para evitar contratempos que seriam evitados.

Formas de pagamento para lojas online

Outro ponto importante são os métodos de pagamento oferecidos na loja online. Cada loja virtual tem um público-alvo muito diversificado e cada um requer um método de pagamento específico.

Em geral, existem os métodos de pagamento padrão que são muito populares entre os varejistas online, mas agora o PIX é o diferencial, já que aprova a compra na hora.

Segurança de dados

O manuseio confiável dos dados do cliente é uma obrigação. Garantir ao cliente em seus termos e condições que seus dados não serão repassados ​​a terceiros.

Os dados do cliente e as informações do cartão de crédito só devem ser transmitidos de forma criptografada usando SSL.

Além disso, backups regulares de dados são essenciais, pois, infelizmente, ataques maliciosos ocorrem fora e, portanto, os dados do cliente estão mais protegidos.

Não só as pequenas lojas são afetadas, mas também os grandes fornecedores.

Processo do Cliente

Projete a sua loja virtual do zero em cima da experiência do cliente e certifique-se de que seus processos sejam os mais simples e consistentes possíveis:

como montar uma loja profissional
  • Pense cuidadosamente, planeje e otimize todos os processos, desde o pedido até o faturamento, entrega, devolução e possíveis reclamações.
  • Guie seus clientes pelas etapas da forma mais simples e intuitiva e vincule produtos adequados entre si. Um design otimizado, boas informações sobre o produto, imagens detalhadas e amplas funções de filtro e pesquisa criam confiança.
  • Ofereça assistência rápida em todas as etapas do pedido, por exemplo, por telefone, chat ao vivo, e-mail, whatsapp. Garanta tempos de resposta curtos para que o cliente não desista.
  • Otimize a loja virtual para dispositivos móveis (a maioria dos brasileiros visita sites principalmente em celulares).

Conclusões finais – loja virtual do zero

Pensando em dar o primeiro passo para criar a sua loja virtual do zero, mas ainda não compreende conceitos básicos de estratégia, por exemplo? No blog da TriCommerce sempre estamos com novidades sobre o assunto.

Ou se preferir, deixe que a gente te ajude com sua loja virtual, conheça nossos planos clicando aqui!